SP - Limpeza de Mangue (Ecofaxina) 12/03

Olá salvadores do mundo!

No segundo domingo desse mês o grupo maravilindo dos voluntas de São Paulo realizou mais uma atividade fantabulível no litoral paulista em conjunto com o Instituto Ecofaxina que há alguns anos já realiza essa ação tão bacana.

A atividade consistia em unir forças das duas organizações, para uma limpeza de mangue no bairro de São Manoel, em Santos. A ação foi um sucesso, ao todo foram 57 voluntários do Greenpeace e do Instituto Ecofaxina, que sem parar deram o máximo de si na atividade, foi incrível a força de vontade e o engajamento de todo o pessoal, e só por conta dessa força e empenho que em poucas horas de atividade conseguimos retirar mais de meia tonelada (756kg) de lixo de um dos pontos de mangue da região, sendo ao todo: plastico 318kg, isopor 243kg, borracha 108kg, vidro 26kg, eletroeletrônicos 29kg, e outros como calçados, móveis, etc. 

Segundo o fundador do Instituto, William Schepis, além do descarte de lixos industriais, metais pesados e elementos tóxicos no mar na costa portuária, poluição por turistas em praias, e outros, a causa da grande degradação ambiental na região também se dá por conta da falta de saneamento básico e de educação ambiental; os moradores não tem e/ou não sabem fazer o descarte correto do lixo produzido, e ele acaba sendo depositado nos rios, mangues, e consequentemente no mar, afetando todo o ecossistema estuarino e o ciclo de vida de espécies marinhas e costeiras. Por isso, esse tipo de colaboração que une pessoas de mesmos ideais ambientalistas e prontas para meter a mão na lama (literalmente) é sempre tão importante :)