Grupos de voluntários realizam ações no Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e os voluntários e voluntárias de diversos grupos de todo o Brasil não deixaram que a data fosse passada em branco.

Integrantes dos grupos de Bertioga, São Paulo, Leste Paulista e ABC Paulista se juntaram em uma ação de limpeza do manguezal pela extensão do Rio Itapanhaú. A atividade teve o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se manter as praias, rios e manguezais limpos e livres da poluição.

Ao final da ação, o grupo contabilizou cerca de 199 quilos de lixo recolhidos, sendo: 93 kg de plástico; 18kg de isopor; 23 kg de espuma; 20 kg de metal; e 27 kg de borracha.

Entre os participantes estava Natan Batissoco, voluntários do grupo de Leste Paulista, que aliou a atividade voluntária com a vontade de conhecer a praia pela primeira vez, sendo assim, uma experiência incrível para ele.

© Ana Roman

Outros grupos também realizaram ações em prol da data. Em Brasília, palestras com a temática água reuniram alunos e professores no Centro de Ensino Médio Setor Oeste - Asa Sul, promovendo momentos de aprendizagem e reflexões acerca do uso consciente do recurso.

© Grupo de voluntários de Brasília

O mesmo aconteceu em Cuiabá, que além de palestras, também foi realizada uma ação de limpeza nas nascentes no Jardim Itamaraty, sendo coletados cerca de 3 toneladas de lixo.

O grupo de Porto Alegre esteve presente em Canoas como convidados da Diretoria de Educação e Preservação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. No local foi montado um Ponto Verde com folders de campanhas e um varal de expostos impressos sobre a água.

© Grupo de voluntários de Porto Alegre

Por fim, em Manaus foram realizadas duas atividades: voluntários e voluntárias foram às ruas conscientizar a população sobre a importância do recurso mais valioso do planeta.

© Grupo de voluntários de Manaus

Além de participarem da 35ª Remada Ambiental, na qual foram realizadas ações de conscientização com os presentes, limpezas da orla da Marina do Davi e da Nascente do Gigante e oficinas.

© Grupo de voluntários de Manaus

Foto de capa: Ana Roman