Banquetaço acontece em defesa de alimentos de qualidade

Ontem (27), aconteceu o maior Banquetaço já realizado. Mais de 40 cidades em 20 estados brasileiros se mobilizaram em prol da boa alimentação. A ação tinha por objetivo chamar a atenção da população e dos políticos para a importância da permanência do CONSEA e das outras vertentes e programas da Política Nacional de Segurança Alimentar, que foram extintas pelo atual governo no primeiro dia do ano.

Foram mais de 15 mil refeições distribuídas por todo o Brasil registrando a marca do ato em defesa da boa alimentação.

Em São Paulo, diversas pessoas se reuniram para saborear um alimento de verdade e conhecer mais sobre o que estava sendo falado. Segundo o voluntário Ricardo Fontalba, “foi simbólico estar em torno de uma mesa acompanhado pela energia de mulheres e homens que também se manifestavam a favor de uma alimento seguro, livre de transgênicos e sem agrotóxicos”.

© Ricardo Fontalba

Já em Manaus, foram distribuídas mais de 600 refeições, todas servidas em folhas de couve e bananeira, reduzindo o desperdício e o uso de plástico. Além disso, contou com batidas de maracatu e apresentações de músicos regionais. “Foi lindo ver todos comemorando esse momento em torno de algo tão sagrado que é o alimento”, conta Rômulo Falabelo, voluntário do grupo de Manaus, “o evento se encerrou com um gostinho de “sim, os movimentos sociais podem e tem força na cidade”, conclui.

© Rômulo Falabelo

Porto Alegre e Rio de Janeiro também se juntaram à  iniciativa. Na capital gaúcha, além das milhares refeições distribuídas, o evento ainda contou com apresentações artísticas e musicais, principalmente de movimentos afrodescendentes.

Na cidade carioca, aproximadamente duas mil refeições foram servidas. A voluntária Myrthes Torres conta que foi lindo ver tantas pessoas engajadas durante o Banquetaço. “O evento foi necessário no cenário atual que estamos vivendo. Manter o Consea tem grande importância em nossa luta de comida de verdade e de qualidade”, conclui.

© Cínthia Bordini

O Banquetaço foi um sucesso! A Ação mostra que devemos continuar lutando em defesa de comida de verdade, livre de agrotóxicos e transgênicos.

Ricardo Fontalba, voluntário do grupo de São Paulo, também contou como foi a experiência no blog do site do Greenpeace, acesse aqui.